Apresentação

A Escola de Saúde Pública de Manaus/ESAP, criada por meio da Lei no. 2.320 de 06 de junho de 2018sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), assume o papel de indutora no processo de reorientação da formação do profissional, a partir das necessidades sociais e do SUS, com ênfase na atenção primária à saúde, visando fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade.

A ESAP tem o objetivo de promover a formação e qualificação de profissionais do SUS e para o SUS, tendo como eixo estruturante a educação permanente em saúde, baseando-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais incentivando a transformação do processo de formação, produção e disseminação do conhecimento, com ênfase na Atenção Primária à Saúde – APS, produção do cuidado e ampliação do acesso no município de Manaus.

Todo esse processo ocorrerá utilizando-se de metodologias que permitam a imersão dos trabalhadores de saúde no serviço, propiciando o aprendizado baseado em vivências práticas.

Para potencializar a educação permanente em saúde, a ESAP criou o Programa Mais Saúde Manaus (PROMAIS), que tem como objetivo e público alvo:

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação e qualificação profissional, com ênfase na atenção primária à saúde, visando à integração ensino-serviço-comunidade, a partir das necessidades sociais e do SUS em Manaus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reorientar o processo de formação dos profissionais da saúde, de modo a oferecer à sociedade, profissionais habilitados para responder às necetribuir para diminuição da carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS;

Fortalecer a prestação de serviços e produção do cuidado na atenção primária à saúde;

Ampliar a inserção de profissionais em formação nas Unidades de Saúde, desenvolvendo conhecimento sobre a realidade local da saúde da população;

Fortalecer a implementação da política de educação permanente com a integração ensino-serviço-comunidade;

Estimular a realização de pesquisas aplicadas ao SUS, com ênfase na atenção primária à saúde.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de saúde no âmbito da atenção e gestão do SUS, com e sem vínculo com a Secretaria, escolaridade comprovada e reconhecida pelo MEC, de acordo com a categoria profissional e as exigências de cada projeto temático, selecionados por meio de Edital.

Acredita-se que desta forma a ESAP contribuirá para a qualificação de trabalhadores da saúde, o desenvolvimento de pesquisas aplicadas a APS, assim como, a aproximação destes trabalhadores com a realidade local do SUS.

VISÃO

Ser referência em instituição de formação, educação permanente, pesquisa e extensão, na área da saúde pública, com ênfase na atenção primária.

MISSÃO

Coordenar o processo de integração ensino, serviço e comunidade no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, fomentando inovação, produção tecnológica e científica, com ênfase na atenção primária à saúde, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde em Manaus.

ONDE ESTAMOS

Av. Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D – Parque das Laranjeiras (No prédio onde funciona a Escola de Serviço Público/ESPI, dentro da Universidade Nilton Lins)

E-mail: esap@pmm.am.gov.br