Apresentação

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA, criada em 20 de novembro de 1975, através da lei nº 1240,desenvolve ações de saúde conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, preconizadas na Política Nacional de Atenção Básica, no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde primária (Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017/MS) estando organizada para assumir sua função de coordenadora do cuidado e ordenadora das redes de atenção à saúde.

Tendo a caracterização de suas ações e serviços ofertados, norteados nos princípios e diretrizes da Atenção Básica, tais como: universalidade, equidade, cuidado centrado na pessoa, resolutividade e longitudinalidade do cuidado, constituindo-se como a porta de entrada preferencial do SUS.

As atividades desenvolvidas pela Semsa buscam produzir atenção integral à saúde, por meio da promoção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, do diagnóstico, do tratamento, da reabilitação e redução de danos.

Para garantir a prestação de serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde da população, a Prefeitura de Manaus conta com mais de 11 mil servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, a estrutura da Semsa conta com 254 pontos de atenção nas zonas urbanas, rural e ribeirinha, que incluem 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 1 Centro Especializado de Reabilitação, 10 Unidades de Saúde de horário ampliado, o S.O.S Vida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, 7 Policlínicas, 4 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), 4 Laboratórios e 2 Unidades de Saúde Básicas Fluviais (UBSF).

Missão– “Gerir o sistema municipal de saúde, observando os princípios e diretrizes do SUS, desenvolvendo, com qualidade, ações de vigilância e atenção à saúde da população no município de Manaus”.

Visão -“Tornar-se modelo de excelência na vigilância e atenção à saúde, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população, até o ano de 2023”.

Valores– Ética, compromisso, inovação, transparência e humanização.