Notícias

I Mostra de Educação Popular em Saúde reúne agentes comunitários de saúde e de endemias

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) irão participar na próxima sexta-feira, 30/11, da I Mostra de Educação Popular em Saúde. O evento, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, nº 5.001, bairro Flores, zona Centro-Sul, das 8h às 14h, encerrando as atividades do curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o curso é organizado pela Fiocruz e foi iniciado em Manaus no mês agosto, com uma carga horária de 160 horas e a oferta de 105 vagas, sendo que 70% foram direcionadas para ACSs e ACEs que atuam na rede municipal de saúde.

“O curso vem sendo realizado em diversas regiões do país. A intenção é contribuir para a implantação da Política Nacional de Educação Popular (PNEP-SUS), promovendo a qualificação de profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica para o uso de práticas e metodologias voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes e da valorização dos saberes populares, como nos orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto”, explica Marcelo Magaldi.

Eixos – A Educação Popular em Saúde propõe ações em quatro eixos estratégicos: Participação, controle social e gestão participativa; Formação, comunicação e produção de conhecimento; Cuidado em saúde; e Intersetorialidade e diálogos multiculturais.

“O curso do EdPopSUS abordou os diversos eixos temáticos em atividades com aulas presenciais e trabalhos de campo. E a mostra representa um momento para que os participantes possam expor as experiências vivenciadas ao longo do curso e também apresentar as práticas de educação popular que poderão ser utilizadas nos serviços de saúde, agregando o saber popular e o científico, para a melhoria da saúde na comunidade”, informa a fisioterapeuta Gabriela dos Santos, uma das Educadoras do curso EdPopSUS em Manaus.

A programação da Mostra vai incluir ainda Dança Indígena, coreografia da Saga do Canoeiro, Cenopoesia, exposição de Experiências e Práticas de Educação Popular, e oficina “A Arte de Reciclar para Crianças”, entre outras atividades.

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa